Retiros, encontros, workshops, festas e casamentos
Durante a segunda metade do século XIX, reinicia na Província do Rio Grande de São Pedro as correntes imigratórias com o objetivo de intensificar o povoamento e colonização interiorana.
Em jornais europeus publicou-se noticias motivando os imigrantes a se transferirem para as exuberantes terras brasileiras. Na região norte da Serra do Erval, onde hoje está a sede do Município de Mariana Pimentel, o governo provincial fundou a colônia para a fixação de imigrantes europeus. Além de atrair poloneses, também imigraram, a partir de 1874, colonos italianos e alemães, que começaram a cultivar os grãos.
Foi difícil o início, conduzido por burros carregados de balaios, outros por carroções puxados por juntas de bois, italianos e poloneses, foram abrindo picadas em direção ao sul.
Ao chegarem em Mariana Pimentel, os imigrantes foram alojados em um grande galpão, e ali permaneceram até a demarcação dos lotes coloniais. A caminhada inicial destes desbravadores foi árdua e heroica, mas a esperança de progredir na nova terra superava as dificuldades.
Situada num pequeno vale e circundada por morros e encostas a vila foi criada em 31 de março de 1938, com uma população composta por descendentes de poloneses, italianos, alemães, espanhóis, entre outros.
Entre as famílias pertencentes a estes grupos, podemos citar:
Mariana Pimentel, como vimos se originou no final do século XIX, naquele tempo, além das tradicionais famílias já existentes, instalou-se aqui cerca de 230 famílias polonesas.
A economia local era agropastoril, mas com o passar do tempo evoluiu para o setor industrial, o que levou a um êxodo rural, onde as famílias começaram a se retirar de Mariana Pimentel.
Em uma família pode existir várias grafias de sobrenome original, mas isso não significada que não façam parte da mesma genealogia, e um dos objetivos do Encontro é mostrar a origem da Família, a procedência de suas histórias, pois, quando se revive a história, se reencontra as origens. O objetivo do Encontro de Família é além de resgatar parte da história e das origens, reintegrar familiares dispersos e alguns que até mesmo nem se conhecem.
É um evento especial, podendo ser anual ou bianual, em data a ser definida, de acordo com o condutor do grupo familiar, que pode ser você, com o intuito de integrar e socializar os familiares que se distanciaram com o passar do tempo. Ao final de cada confraternização, caso seja a vontade dos familiares presentes, se definirá a data para o próximo encontro.
Definição da data:
A equipe da Pousada Santa Sophia em conjunto com o condutor do Grupo Familiar irá definir data do evento e as atividades a serem desenvolvidas no dia do Encontro. Ressalta-se que a escolha da data deverá ser realizada com antecedência, para emitir que as pessoas a serem convidadas ajustem seus compromissos a data agendada.
Produtos:
A Pousada Santa Sophia caso seja do interesse do Grupo, irá criar a identidade visual do encontro e oferecer aos participantes camisetas e bonés personalizados. Para esses itens cobrar-se-á um valor o qual estará incluso no valor do pacote.
Outros itens que poderão compor o evento são as fotos com a marca do encontro (a serem adquiridas pelos participantes no dia) e lembranças típicas da Família (ex: produto comestível de receita tradicional dentro do âmbito familiar ou que era confeccionada pelos antepassados).
A partir do primeiro encontro, poder-se-á criar um livro da história da família, além de um resgate histórico da saúde do grupo.
Ações:
O condutor do Grupo Familiar é a pessoa que detém as informações (dados e contatos) dos familiares e para que possamos realizar os convites, confirmações e demais ações, este deverá repassá-las a equipe organizadora.
Através das informações disponibilizadas (dados, fotos, contatos (fone/e-mail), objetos simbólicos, ...) será possível criar uma espécie de memorial da Família.
Para facilitar a identificação dos presentes, será entregue a cada participante um crachá que informe o nome e a “veia” familiar a qual pertence. Isso só será possível através de informações fornecidas pelo grupo.
No dia do evento, será realizada a captação de informações dos presentes para a criação de um banco de dados da família e assim na oportunidade será lançada a página da Família nas redes sociais, com o objetivo de integrar e interagir com os familiares presentes, além de agregar novos membros da Família.
Programação:
Juntamente com o coordenador do grupo, será proposta uma programação para o dia do evento.
Numa região de clima agradável e paisagens únicas, venha viver momentos inesquecíveis na Pousada Santa Sophia.
ENDEREÇO: Rua Alves, s/nº - Mariana Pimentel/RS
(51) 99901-1850